Cadernos de Saúde Pública lançam suplemento temático sobre determinantes sociais das iniquidades em saúde

Por Alberto Pellegrini Filho e Mario Vettore

28/07/11 | 05:07


O suplemento, publicado em acesso aberto no SciELO (Cad Saúde Pública, 2011),  inclui estudos originais sobre mortalidade, cuidado perinatal, uso de serviços de saúde, saúde bucal, auto-avaliação em saúde e violência, entre outros. Estes estudos foram apoiados pelo DECIT/MS em parceria com o CNPq e a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS).  

As pesquisas apresentadas neste suplemento foram conduzidas em diferentes cenários e locais do país e enfatizam a importância das iniqüidades sociais sobre a saúde na população brasileira. Estes achados estão em consonância com o relatório final da CNDSS, intitulado “As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil” (CNDSS, 2008) que incluiu uma revisão das transformações econômicas e sociais ocorridas no país nas últimas décadas, além de uma análise dos avanços e desafios representados pelas iniqüidades de saúde na situação de saúde dos brasileiros.

A publicação deste suplemento dos Cadernos de Saúde Pública foi organizada pelo Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, tendo como editores Alberto Pellegrini Filho e Mario Vianna Vettore. O CEPI-DSS tem por objetivo produzir conhecimentos e informações, capacitar pessoal e fazer o seguimento e avaliação de políticas e intervenções sobre os DSS. Entre suas linhas de atuação se destacam o estabelecimento de um ‘Observatório sobre Determinantes Sociais da Saúde’ para monitoramento das iniqüidades em saúde, a manutenção de um Portal Sobre a Conferência Mundial de DSS e um Portal Temático sobre DSS na BVS.

Esta publicação é particularmente oportuna dada a realização da Conferência Mundial sobre DSS de 19 a 21 de outubro de 2011. Obedecendo a sua tradição de compromisso com o tema, o Brasil sediará este importante evento que, além de mobilizar a vontade política dos países membros da OMS, deve delinear propostas concretas de métodos e estratégias para o combate às iniqüidades em saúde. Os editores esperam que este número especial dos CSP possa contribuir para o enfrentamento desse desafio.

Referências Bibliográficas

Cad Saúde Pública. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ; 2011;27 Supl 2. [acesso em 2011 jul 26]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-311X20110014&lng=en&nrm=iso

CNDSS-Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2008.

Citação Bibliográfica

Pellegrini Filho A, Vettore MV. Cadernos de Saúde Pública lançam suplemento temático sobre determinantes sociais das iniquidades em saúde [Internet]. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2011 Jul 28. Disponível em: http://cmdss2011.org/site/2011/07/cadernos-de-saude-publica-lancam-suplemento-tematico-sobre-determinantes-sociais-das-iniquidades-em-saude/

Alberto Pellegrini Filho e Mario Vettore

Alberto Pellegrini Filho é Coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da FIOCRUZ.
Mario Vianna Vettore é Odontólogo, Mestre em Odontologia e Doutor em Saúde Pública.

Deixe um comentário