Seminário preparatório antevê a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde como marco para o novo consenso internacional em saúde

Por Equipe do Portal CMDSS, fotos de Peter Ilicciev

06/08/11 | 21:08

Ministro da Saúde na abertura do seminário

Com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, do Presidente da FIOCRUZ Paulo Gadelha, do Representante da OPAS/OMS no Brasil Diego Victoria, autoridades de ministérios, secretarias de estados e instituições ligadas à pesquisa, atenção à saúde, educação, meio ambiente, assim como pesquisadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil, teve lugar no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da FIOCRUZ, nesta sexta-feira, 5 de agosto, o Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre DSS.

O Ministro da Saúde e demais autoridades destacaram na sessão de abertura do seminário a importância da conferência que abre perspectivas para um novo impulso e consenso internacional na condução da saúde, enraizada nos fundamentos e orientações de Alma Ata, com centralidade na equidade por meio da abordagem dos determinantes sociais da saúde pelos governos e a participação ativa de toda a sociedade.

O posicionamento das autoridades foi ecoado nos debates e na participação do público. Houve consenso que sediar a conferência mundial representa uma conquista do Brasil, das suas políticas sociais, do SUS e da comunidade de autoridades, gestores, pesquisadores, profissionais da saúde coletiva e de lideranças civis. Representa também uma enorme responsabilidade política para o Brasil, sua inserção e cooperação internacional no sentido de articular e influenciar o debate, as conclusões, recomendações da conferência que serão plasmadas na Declaração do Rio.  Em particular a conferência representa uma oportunidade para o sistema de saúde brasileiro e as políticas públicas aprofundarem o entendimento e apropriação dos determinantes sociais da saúde, com os aportes da conferência, nas políticas e programas de saúde.

O objetivo do seminário foi alcançado plenamente com o cumprimento da agenda de conferências e discussão em torno dos eixos temáticos da conferência, contextualizados nas experiências e condições do Brasil. A agenda foi organizados em 5 painéis: Ação intersetorial para o combate às iniquidades em saúde, O  papel do setor saúde na promoção da equidade, Medição e monitoramento das iniquidades em saúde, Participação social em políticas de promoção da equidade e a Cooperação internacional em saúde.

As apresentações tiveram como referência o documento técnico da CMDSS preparado pela Organização Mundial da Saúde. As conferências proferidas por pesquisadores, autoridades do governo e representantes da sociedade civil contribuíram com seu conhecimento e experiência para enriquecer o processo de discussão dos temas da conferência, que contou coma ampla participação do público.

O seminário foi organizado pela FIOCRUZ, por meio do  Centro do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CEPI-DSS/ENSP), do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) e do Canal Saúde.

Este Portal da CMDSS publicará a partir de segunda-feira documentação, registro e comunicações sobre o seminário, incluindo os vídeos dos painéis, as apresentações Power Point assim como análises e entrevistas.

Citação Bibliográfica

Seminário preparatório antevê a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde como marco para o novo consenso internacional em saúde [Internet]. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2011 Out 06. Disponível em: http://cmdss2011.org/site/2011/08/seminario-preparatorio-cumpriu-agenda-de-discussao-dos-5-temas-da-conferencia-mundial-sobre-determinantes-sociais-da-saude/

Equipe do Portal CMDSS, fotos de Peter Ilicciev

Deixe um comentário