Lançamento do Portal DSS Nordeste

Por Alberto Pellegrini Filho

24/01/13 | 10:01

 

Nordeste ganha Portal sobre Determinantes Sociais da Saúde  Imagem: www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Acaba de ser lançado o primeiro portal regional sobre DSS vinculado a este nosso portal nacional. Trata-se do Portal DSS Nordeste, que assim como o Portal Nacional, publica notícias, dados, opiniões, entrevistas, experiências, resumos de artigos, documentos e outras matérias de interesse sobre os DSS referidos à região nordeste. O Portal DSS Nordeste pode ser acessado através do Portal Nacional na tab correspondente no canto superior à esquerda ou diretamente no endereço http://dssbr.org/site/nordeste/. Conforme pode ser observado através dos indicadores do Observatório sobre Iniquidades em Saúde no Brasil, as macrorregiões brasileiras são bastante distintas no que se refere a indicadores relacionados aos DSS, bem como os relacionados com a situação e serviços de saúde. Entretanto, a essa grande diversidade inter-regional corresponde uma relativa homogeneidade intra-regional, o que autoriza um enfoque regional na análise de situação de saúde e das políticas de ação sobre os DSS, objetivo geral deste Portal que ora é lançado.O Portal DSS Nordeste tem também como objetivo promover um processo de mobilização e discussão entre diversos atores relacionados aos DSS, processo esse que deve culminar numa Conferência Regional sobre DSS no Nordeste a ser realizada em meados de 2013 em Recife. Esta Conferência deve contar com a presença de representantes de vários setores das três esferas de governo, representantes da sociedade civil atuante na região, especialistas regionais, convidados e instituições de ensino, pesquisa e administração regionais. Os objetivos da Conferência são:

-Analisar situação de saúde regional com base no enfoque dos DSS

-Revisar políticas e programas de ação sobre os DSS em curso na Região

-Discutir implementação recomendações da CMDSS no contexto regional

-Elaborar recomendações para ação regional e definir mecanismos de seguimento e avaliação dessas recomendações.

A Conferência é patrocinada pelo Ministério da Saúde, OPAS, CONASS, CONASEMS e FIOCRUZ, através do CEPI-DSS/ENSP e da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. A organização local da Conferencia e a gerencia do Portal DSS Nordeste está a cargo do Instituto Aggeu Magalhães vinculado à FIOCRUZ. A Conferência DSS Nordeste é a primeira de uma série de Conferências Regionais que buscam aproveitar o momentum político proporcionado pela Conferência Mundial sobre DSS (CMDSS) para discutir a implementação de suas recomendações no contexto regional. Vale lembrar que as principais recomendações dessa Conferência foram:

- Fortalecer a Governança para atuar sobre os DSS com definição de responsabilidades de atores e setores envolvidos;

- Estimular processos participativos na definição e implantação de políticas e programas de ação sobre os DSS;

- Fortalecimento do papel do setor saúde na redução das iniquidades em saúde e

- Melhoria dos sistemas de informação para permitir o monitoramento das tendências das iniquidades em saúde e impactos das ações sobre elas;

Convidamos a todos nossos leitores e colaboradores a participar desse processo de discussão regional, particularmente visitando, contribuindo e comentando as matérias publicadas no novo Portal DSS Nordeste.

 

Citação Bibliográfica

Pellegrini Filho A. Lançamento do Portal DSS Nordeste [Internet]. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2013 jan 24. Disponível em: http://dssbr.org/site/2013/01/lancamento-do-portal-dss-nordeste/

Alberto Pellegrini Filho

Alberto Pellegrini Filho é Diretor do Centro de Estudos, Políticas e Informação em Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz.

Deixe um comentário