Serie panorama das doenças negligenciadas nordestinos morrem mais em decorrencia da esquistossomose

Rate this post

A esquistossomose é a infecção por vermes sanguíneos do gênero Schistosoma, que são adquiridos por via transcutânea pelo contato com água doce contaminada (banho ou mergulho). Os microrganismos infectam o sistema vascular do sistema gastrointestinal ou geniturinário.

Os sintomas agudos consistem em dermatite, seguida várias semanas depois por febre, calafrios, náusea, dor abdominal, diarreia, mal-estar e mialgia. Os sintomas crônicos variam de acordo com a espécie, mas incluem diarreia sanguinolenta (por exemplo, S. mansoni, S. mekongi, S. intercalatum e S. japonicum) e hematúria (por exemplo, S. haematobium).

O diagnóstico é baseado na identificação de ovos nas fezes, urina ou amostras de biópsia

Existem testes sorológicos sensíveis e específicos para infecção, mas não fornecem informações sobre a carga parasitária ou o estado clínico. A terapia é baseada em praziquantel.

  • Os vermes são vermes que infestam várias partes do corpo (por exemplo, vasos sanguíneos, trato gastrointestinal, pulmões ou fígado), dependendo da espécie.
    Etiologia da esquistossomose
  • A esquistossomose é de longe a infecção por vermes mais importante. O Schistosoma é o único verme que penetra no hospedeiro através da pele; todos os outros vermes infectam apenas por ingestão. Mais de 230 milhões de pessoas estão infectadas em todo o mundo.

Cinco espécies de esquistossomos infectam humanos; todos têm ciclos de vida semelhantes envolvendo caracóis de água doce como hospedeiro intermediário. S. haematobium é o agente causador da esquistossomose urinária; os outros Schistosoma spps causam doenças intestinais.

A distribuição geográfica dos esquistossomos que infectam humanos difere entre as espécies:

  • S. haematobium: amplamente distribuído no continente africano, com pequenos focos no Oriente Médio, Turquia e Índia
  • S. mansoni: amplamente distribuído na África, com alguns surtos no Oriente Médio, sendo a única espécie do hemisfério ocidental presente em parte da América do Sul e algumas ilhas do Caribe
  • S. japonicum: na Ásia, principalmente na China, Filipinas, Tailândia e Indonésia
  • S. mekongi: no Sudeste Asiático
  • S. intercalatum: na África central e ocidental

Os seres humanos são o principal reservatório de infecção. Cães, gatos, roedores, porcos, cavalos e cabras são reservatórios de S. japonicum, e cães são reservatórios de S. mekongi. A transmissão dessas espécies não ocorre nos Estados Unidos (incluindo Porto Rico) e Canadá, mas a doença pode estar presente em viajantes e imigrantes de áreas endêmicas.

Fisiopatologia da esquistossomose

Vermes adultos do gênero Schistosoma vivem e acasalam dentro das veias do mesentério (tipicamente S. mekongi, S. intercalatum, S. japonicum e S. mansoni) ou da bexiga (tipicamente S. haematobium).

Alguns ovos entram no intestino ou na mucosa da bexiga e são eliminados, respectivamente, nas fezes ou na urina; outros ovos permanecem no organismo do hospedeiro ou são transportados através do sistema porta para o fígado e ocasionalmente para outros locais (p. ex., pulmões, sistema nervoso central, medula espinhal).

Fisiopatologia da esquistossomoseOs ovos eliminados eclodem em água doce, liberando os miracídeos (o primeiro estágio larval) que infectam os caracóis. Após ciclos de duplicação assexuada, milhares de cercárias de rabo de andorinha que nadam livremente são liberadas dos caracóis.

Leave a Comment