1ª Conferência sobre Determinantes Sociais do Nordeste será transmitida via internet

Por Maira Baracho

23/05/13 | 09:05

Público poderá acompanhar evento através do portal

Público poderá acompanhar evento através do portal

Em setembro, a cidade do Recife recebe a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS) do Nordeste. Mais do que um espaço de discussões, o evento se propõe a ser um instrumento na diminuição das iniquidades sociais no Nordeste. Para isso, a participação na conferência será restrita a 400 convidados, entre representantes da sociedade civil, da comunidade acadêmica e do poder público. Apesar de a participação ser restrita a convidados, o público geral poderá conferir todas as discussões da 1ª CRDSS através do Portal NE sobre DSS, onde haverá transmissão do evento em tempo real.

“A conferência tem um caráter de trabalho, onde se pretende, a partir de análise dos problemas e das soluções em curso, propor novas estratégias de enfrentamento. Para isso contamos com um número limitado de pessoas especialmente indicadas e vinculadas aos temas selecionados”, explica o coordenador geral da CRDSS e diretor do Centro de Estudos  sobre DSS da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz, Alberto Pellegrini. Em pauta estarão as grandes necessidades da população nordestina, o que demanda uma vasta representação das várias esferas da sociedade nestas discussões.

Para tanto, todos os momentos do evento contarão com as reflexões e experiências de pesquisadores, especialistas, gestores e representantes da sociedade civil, como forma de garantir os mais diversos pontos de vista e conhecimentos sobre os temas abordados. A participação destes atores também é uma forma de assegurar maior resolutividade e consistência às propostas apresentadas. “O propósito é encaminhar propostas de resolução e ou enfrentamentos das situações relacionadas aos determinantes sociais”, esclarece Eduarda Cesse, coordenadora regional do evento e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco. A 1ª CRDSS também se propõe a ser um instrumento de avaliação dos projetos e de iniciativas em curso.

Além de ser o canal de transmissão da 1ª Conferência Regional sobre DSS em tempo real, o Portal NE sobre DSS funciona também como um espaço preparatório para a conferência, repercutindo os temas que serão abordados no evento e onde são discutidos os elementos da determinação social na saúde.

 

Maira Baracho

Maira Baracho é jornalista

2 Comentários em “ 1ª Conferência sobre Determinantes Sociais do Nordeste será transmitida via internet ”

  1. Iraci Nestor
    02/09/13 - 09:09

    Prezados, como faço pra acessar a conferência em tempo real? Estou tentando e não consigo o caminho.
    Obrigada.

  2. Equipe Editorial do Portal DSS Brasil
    02/09/13 - 09:09

    Cara Iraci, o evento começa às 19h. Peço que acesse a partir deste horário o banner no alto de nossa página, que irá direcioná-la para a página de transmissão.
    Atenciosamente,
    Equipe Editorial do Portal DSS Brasil

Deixe um comentário