Recife vai sediar a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde, em setembro

Por Jaqueline Pimentel

02/05/13 | 10:05

Conferência vai debater DSS nos estados do Nordeste em setembro

Conferência vai debater DSS nos estados do Nordeste em setembro/ Imagem: www.uep.cnps.embrapa.br

Lançado em janeiro deste ano, o portal DSS Nordeste, publicado na plataforma do portal DSS Brasil, vem divulgando a realidade dos nove estados da região com foco nos Determinantes Sociais da Saúde (DSS). O portal contém entrevistas, notícias, artigos e experiências sobre a situação social e de saúde do Nordeste e sobre as políticas e programas em curso na região que incidem sobre os DSS. O objetivo da página é mobilizar a sociedade civil, governo, especialistas da área e estudantes em torno do debate e da estruturação de políticas de promoção da saúde e combate às iniquidades. O debate sobre os DSS no Nordeste será ampliado durante a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde que acontecerá entre 2 e 4 de setembro, em Recife. Este será o primeiro evento de uma série que deve focar cada região do Brasil com base na análise dos Determinantes Sociais predominantes em cada uma delas.

O Nordeste conta com instituições engajadas na discussão dos problemas relacionados aos DSS e um significativo número de pesquisadores e especialistas para colaborar com os diálogos. Estarão reunidos na ocasião 400 convidados, entre os quais representantes do poder público, pesquisadores e sociedade civil, para debater e planejar medidas de ação sobre os DSS para a melhoria da saúde da população do Nordeste.

A iniciativa da Conferência é do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre os Determinantes Sociais da Saúde- CEPI –DSS/FIOCRUZ, em parceria com outras instâncias da FIOCRUZ, além de Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), OPAS e BNDES. A coordenação local do evento está sob a responsabilidade do Instituto Aggeu Magalhães da FIOCRUZ em Recife. O evento dá continuidade aos debates da Conferência Mundial Sobre os Determinantes Sociais da Saúde, que aconteceu em outubro de 2011 no Rio de Janeiro.

“A Conferência Regional visa analisar situação de saúde regional com base no enfoque dos DSS, revisar políticas e programas de ação sobre os DSS em curso na Região, discutir implementação recomendações da CMDSS no contexto regional e ainda, elaborar recomendações para ação regional e definir mecanismos de seguimento e avaliação dessas recomendações. O evento deve contar com a presença de representantes de vários setores das três esferas de governo, representantes da sociedade civil, especialistas regionais, convidados e instituições de ensino e pesquisa”, ressalta Alberto Pellegrini Filho, coordenador da Conferência, do portal DSS Brasil e do CEPI DSS.

“Diversas análises, ao revelarem a liderança da Região Nordeste no ranking de desigualdades no Brasil, reafirmam a pertinência de realizarmos em Recife-PE a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais em Saúde”, completa Eduarda Cesse, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz Pernambuco, também coordenadora da conferência.

Acompanhe a preparação para o evento acessando o portal DSS Nordeste.

Imagem da Home: www.portaldoprofessor.mec.gov.br

 

Portal DSS Brasil:

www.dssbr.org

Portal DSS Nordeste:

www.dssbr.org/site/nordeste

Memória da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde:

http://dssbr.org/site/memoria-da-cmdss/

 

Jaqueline Pimentel

Jaqueline Pimentel é jornalista

2 Comentários em “ Recife vai sediar a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde, em setembro ”

  1. Marleide
    29/05/13 - 20:05

    Fiquei muito feliz em saber que a Conferência será sediada em Recife, gostaria de saber se para participar tem que fazer alguma inscrição, e se sim, como fazê-la?

  2. Equipe Editorial dos Portais DSS Brasil e DSS Nordeste
    05/06/13 - 10:06

    Marleide, agradecemos por seu interesse e pelo comentário que no portal. A 1ª Conferência Regional sobre DSS do Nordeste contará com a presença de 400 convidados, porém, todos podem interagir, fazendo parte desta iniciativa através do portal. Além disso, transmitiremos o evento via web.
    Nossas redes sociais, áreas de comentários e contato estão abertos para a participação de todos os interessados que nos agraciam com suas opiniões e sugestões.
    Atenciosamente,
    Equipe Editorial dos Portais DSS Brasil e DSS Nordeste

Deixe um comentário