Encerramento e última mesa de discussão: Planejamento intersetorial e gestão participativa em foco na 1ª CRDSS

Por Jaqueline Pimentel

04/09/13 | 16:09

Coordenador da CRDSS destacou a importância dos debates impactarem políticas públicas

Coordenador da CRDSS destacou a importância dos debates impactarem políticas públicas/ Imagens: Keila Vieira

O desenvolvimento de políticas públicas com a participação popular para a promoção da equidade e a necessidade de se pensar uma nova forma de governança foram destacadas pelo coordenador do debate e da CRDSS, Alberto Pellegrini Filho na última mesa da Conferência. “Nestes três dias de discussões ficou claro que o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde exige uma nova governança. Combatê-los implica promover a distribuição de poder e recursos, o que não se faz sem a participação dos diversos setores da sociedade”, ressaltou.

“Há uma provocação que desejamos fazer aqui: será que nossos sistemas de saúde, de planejamento, estão promovendo a intersetorialidade e estimulando a participação social?”, questionou Pellegrini. Entre os participantes dessa última mesa estavam Patrícia Ribeiro, da ENSP/Fiocruz, Isabel Senra, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e Alberto Brandão, Gerente de Monitoramento do estado de Pernambuco.

Sinval Brandão leu a Carta do Recife

Sinval Brandão leu a Carta do Recife

Ao fim dos debates, Alberto Pellegrini Filho agradeceu aos parceiros responsáveis por viabilizar a conferência: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), OPAS e BNDES e  às equipes da secretaria e de eventos da Conferência e equipe de comunicação dos portais DSS Brasil e DSS Nordeste. Pellegrini fez ainda uma menção  especial à coordenação da Conferência em Pernambuco,  representada por Eduarda Cesse, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz/PE, pela dedicação, competência e capacidade diante do desafio de organizar um evento de grande importância. “Convoco todos a participar da implementação das recomendações aqui discutidas. Esta conferência não acaba aqui, continua. E embora tenha sido um evento bastante exitoso, só vamos considerá-lo assim de fato, se realmente acontecer um impacto em nossas políticas”, destacou.

A Carta do Recife, documento final da CRDSS, foi lida por Sinval Pinto Brandão Filho, diretor da Fiocruz PE. O documento poderá ser acessado aqui. Os que desejarem ter acesso às apresentações dos conferencistas, podem ter acesso  no link sobre os nomes dos participantes.

Os portais DSS Brasil e DSS Nordeste trazem uma cobertura completa do evento. Acompanhe, participe, comente.

 

Citação Bibliográfica

Pimentel J. Encerramento e última mesa de discussão: Planejamento intersetorial e gestão participativa em foco na 1ª CRDSS [Internet]. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2013 Set 04. Disponível em: http://dssbr.org/site/2013/09/planejamento-intersetorial-e-gestao-participativa-em-foco-na-1a-crdss/

Jaqueline Pimentel

Jaqueline Pimentel é jornalista

2 Comentários em “ Encerramento e última mesa de discussão: Planejamento intersetorial e gestão participativa em foco na 1ª CRDSS ”

  1. Geisiane Cardoso
    05/09/13 - 11:09

    Bom dia! Onde consigo ver as fotos e os slides das apresentações?

  2. Equipe Editorial do Portal DSS Brasil
    05/09/13 - 22:09

    Geisiane, no link sobre os nomes dos participantes das mesas você conseguirá acessar as apresentações. As fotos estão disponíveis nas matérias, em nossos portais.
    Atenciosamente,
    Equipe Editorial do Portal DSS Brasil

Deixe um comentário