Oficial da CEPAL apresenta conferência no ISAGS

Por Mariana Moreno - ISAGS

27/01/15 | 14:01

Como parte do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde, o ISAGS recebe a Oficial de Assuntos Sociais da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, Ana Sojo, para a conferência online “Determinação social da saúde na América Latina”. A palestra será transmitida dia 27/01, às 16h (GTM-3)

Entre os dias 26 e 29 de janeiro será realizada a etapa presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde, o primeiro oferecido pelo ISAGS. Como parte do programa, o Instituto recebe a Oficial de Assuntos Sociais da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, Ana Sojo, para a conferência online A determinação social da saúde na América Latina”. A palestra será transmitida na terça-feira, 27, às 16h (GTM-s) através do link anasojo.isags-unasur.org em espanhol, com tradução simultânea para o inglês.

Sojo tratará das interações entre as fontes de bem-estar e as políticas públicas, abordando os graus de universalidade, equidade, solidariedade e eficiência: “De maneira alguma estes valores estão dados ou garantidos pelo caráter jurídico da propriedade das entidades responsáveis. Eles estão determinados pelas regras do jogo vigentes no âmbito das funções do Estado e das combinações público privadas; ou seja, pelos princípios que articulam e regulam tais combinações”, concluiu. Depois da conferência, Ana Sojo participará de um debate com os participantes. Os interessados podem enviar suas perguntar por e-mail (comunicacao@isags-unasur.org), Twitter (@isagsunasur) ou Facebook (/isags.unasursalud).

Sobre a conferencista

Ana Sojo é pesquisadora e assessora sobre proteção social, coesão social, políticas de cuidado e contra a pobreza na Determinação Social da Saúde da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), onde trabalha desde 1989. Autora e coautora de numerosos livros e artigos especializados, colaborou em diversas publicações institucionais da CEPAL; recentemente, coordenou e co-escreveu o Panorama Social da América Latina 2012 e 2013. É Doutora em Ciências Econômicas e Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim.

Sobre o curso

O curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde começou em novembro de 2014. A etapa virtual, formada por dois módulos – cada um com quatro unidades – abordou a saúde como área interdisciplinar e intersetorial, a governança na área de determinantes sociais e iniquidades em saúde. Além da conferência de Ana Sojo, a etapa presencial contará com a participação de especialistas de saúde e de políticas públicas que foram convidados para fomentar o debate sobre diversos temas; entre eles, as políticas públicas em programas intersetoriais, a administração das políticas, além de práticas integradas e formas de monitoramento e avaliação das políticas. A iniciativa tem como público- alvo os gestores de políticas públicas indicados pelos ministérios de Saúde e de Desenvolvimento Social e pela Rede de Institutos Nacionais de Saúde da UNASUL (RINS).

Fonte: Moreno M. Oficial da CEPAL apresenta conferência no ISAGS. Rio de Janeiro: ISAGS; 2015 Jan 16 [acesso em 27 jan  2015]. Disponível em: http://www.isags-unasur.org/it_materia.php?lg=1&ev=1772

Mariana Moreno - ISAGS

Deixe um comentário