Centro de estudos politicas e informacao sobre dss promove debate no congresso brasileiro de saude coletiva

Rate this post

O Instituto de Saúde Pública (IPH) da Universidade da Suíça Italiana é uma instituição interprofessora dedicada ao ensino, pesquisa e atividades de serviço no campo das ciências da saúde pública e das disciplinas que o compõem.

O IPH é o ponto focal da USI, o ator principal e o ponto de referência para a saúde pública.

A visão IPH ecoa o objetivo final da saúde pública global, que é um mundo melhor, mais saudável e mais seguro para todos.

O IPH é criado em meio à era do desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias (Nações Unidas, 2015).

  • Nesse contexto global, a missão do IPH é alcançar o máximo benefício para as gerações presentes e futuras por meio de esforços coletivos e conscientes da sociedade, que incluem a promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento.
  • Assim, o IPH pretende contribuir de forma concreta, substancial, tangível e decisiva para a promoção do progresso e difusão do conhecimento e da sua utilização para o desenvolvimento sustentável da sociedade através da harmonização do crescimento económico com a inclusão social e a protecção do ambiente.

O IPH assenta nos seguintes princípios e valores relativos à saúde, que constituem os pilares e premissas da futura agenda e estratégia académica.

Valores e Princípios

  • Valores e PrincípiosA saúde é um direito universal e fundamental de todo ser humano.
  • A saúde é um bem público, caracterizado pela ausência de rivalidade e não-exclusividade, e central no conceito de capital humano que é, por sua vez, a base do desenvolvimento sustentável.
  • A saúde é influenciada por múltiplos fatores que coexistem, interagem e se influenciam mutuamente ao longo da vida, desde a concepção. A exposição a muitos desses fatores é positivamente modificável tanto individual quanto coletivamente.
  • A definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS, um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade) é entendida como um continuum entre o completo bem-estar e as formas mais graves de doença.

Esta abordagem integra-se e não contrasta com a dicotómica de diagnóstico (e a sua utilidade clínico-prognóstica) e permite maximizar as oportunidades de promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças através de esforços e escolhas coerentes e organizados. empresa e os indivíduos que a compõem.

A saúde mental e somática não são distintas, mas há relações complexas e recíprocas entre suas causas, seus fatores de risco e proteção, seus sinais e sintomas. Uma visão dualista da saúde é uma barreira e reduz as oportunidades de promoção, prevenção e cura.

Leave a Comment