O crack sob uma perspectiva de saúde pública

Por CEE Fiocruz

27/07/16 | 16:07

Os motivos que levam ao uso do crack, a voz do usuário, o debate proibição versus legalização, a abordagem do problema em outros países, caminhos para recuperação e possíveis soluções são temas em destaque no documentário  Crack, repensar (25min), produzido pelo Selo Fiocruz Vídeo/VídeoSaúde Distribuidora, que será lançado em 29/7/2016, às 15h, na sede do Viva Rio.

Após a exibição, será realizado um debate, com a participação do presidente da Fiocruz e da Comissão Brasileira Drogas e Democracia (CBDD), Paulo Gadelha; do diretor do documentário, Felipe Crepker Vieira, da assessora técnica do programa Drogas e Saúde Mental do Viva Rio, Christiane Sampaio, e do diretor executivo do Viva Rio e membro da CBDD, Rubem César Fernandes, com mediação de Valcler Rangel, vice-presidente da Fiocruz, responsável pelo Programa Institucional sobre Álcool, Crack e outras Drogas da instituição.

Com o prêmio de Melhor Curta Metragem pelo Júri Popular do REcine 2015 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo (18/12), o documentário defende a tese de que em uma sociedade de dependentes, como a que vivemos, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam passar por uma grande revisão social e institucional. A proposta partiu de Felipe Crepker Vieira, em parceria com Rubens Passaro.

“O filme se propõe a uma tarefa complicada desde o início: rever o senso comum, apresentar alternativas e apontar inconsistências ao que se pensa sobre o consumo do crack”, explica Felipe. “A coragem e a naturalidade das personagens ao falarem sobre o assunto trouxeram grande potência ao documentário”, observa Rubem César. (*Com informações de Pâmela Liarena e Wagner Oliveira, da VideoSaúde Distribuidora, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Crack, repensar segue sendo exibido em festivais nacionais e internacionais como Entre Todos, Tlanchana Fest (México), 3º Festival Internacional Cine por los Derechos Humanos (Bogotá/Colômbia), World Festival of Emerging Cinema (Trinidad e Tobago), Festival Path de documentários (São Paulo/SP) e diversos outros.

Assista ao trailer 

Assista ao filme na íntegra 

Crack, repensar (2015; 25min)
Produtora: Doctela
Direção: Felipe Crepker Vieira e Rubens Passaro
Distribuição: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Facebookhttps://goo.gl/DSnSkB

 

Fonte: O crack sob uma perspectiva de saúde pública. Rio de Janeiro: Centro de Estudos Estratégicos Fiocruz; 2016 Jul 20. [acesso em 27 jul 2016]. Disponível em: http://cee.fiocruz.br/?q=node/198

CEE Fiocruz

Deixe um comentário