Seminário franco-brasileiro aborda obesidade e agravos relacionados a partir de hoje (20)

Por Site da Fiocruz PE

20/10/16 | 11:10

seminario-obesidadeA Fiocruz Pernambuco e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (Institut de Recherche pour le Développement – IRD), da França, em parceria com outras instituições, promovem nos dias hoje (20) e a manhão (21/10) o Seminário franco-brasileiro sobre o enfrentamento da pandemia de obesidade e agravos relacionados. O evento será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco, voltado para estudantes de pós-graduação, especialistas, gestores da saúde e representantes da sociedade civil organizada.

O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre os pesquisadores e as instituições franco-brasileiras, na perspectiva do fortalecimento de uma rede de produção de conhecimentos científicos sobre o tema. Além do mais, pretende-se extrapolar o ambiente acadêmico envolvendo outros atores para a discussão e o enfrentamento do problema.

No seminário serão discutidas as “Mudanças em direção de um sistema alimentar sustentável: contribuição para a prevenção do sobrepeso/obesidade”; os “Desafios para o enfrentamento do sobrepeso – obesidade e agravos relacionados no Brasil e na França: o papel do setor público, setor privado e ONG”. “O problema do sobrepeso/obesidade na atualidade e seu enfrentamento: os casos do Brasil e da França” e a “A produção de conhecimento como base para o enfrentamento dos agravos relacionados à pandemia de sobrepeso-obesidade: apresentação de resultados de pesquisa”. Entre os dados de estudos a serem apresentados estão informações que relacionam obesidade com hipertensão, alimentação e nutrição.

Serão palestrantes no encontro os professores Malaquias Batista Filho, do Centro Josué de Castro; Marine Friant Perrot, da Universidade de Nantes (FR) e Marie Josèphe Amiot-Carlin, da Faculdade de Medicina La Timone, Marselha (FR). Farão exposições também os gestores da saúde Michel Chauliac, do Programa Nacional de Nutrição e Saúde PNNS (Direção da Saúde – França) e Michele Lessa, coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição (DAB) do Ministério da Saúde, entre outros especialistas. As inscrições para o seminário já terminaram.

Confira aqui a programação completa.

Serviço:

Seminário franco-brasileiro sobre o enfrentamento da pandemia de obesidade e agravos relacionados

Data: 20 e 21 de outubro de 2016.
Horário: 8h às 12h30 – 14h às 17h.
Local: Auditório da Fiocruz PE

Site da Fiocruz PE

Deixe um comentário