Desigualdades em saúde no Brasil é tema de edição do International Journal of Equity in Health

Por Observatório de Análise Política em Saúde

22/11/16 | 17:11

O International Journal of Equity in Health publicou nesse mês de novembro uma coletânea de artigos que faz um panorama das desigualdades em saúde no Brasil com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. A edição contém 14 artigos e três comentários com acesso aberto que abordam temas relacionados ao acesso e utilização de serviços de saúde, doenças crônicas, saúde materna, saúde mental e violência. Segundo a publicação, foram utilizados dados de mais de 60 mil pessoas e selecionados trabalhos que tocam temas-chave das desigualdades no Brasil e exploram as diferentes maneiras pelas quais as condições sociais refletem diferentes aspectos das desigualdades na saúde.

A edição contém artigos sobre temas como desigualdades no acesso ao tratamento de depressão; na expectativa de vida por regiões geográficas do país; no desempenho do teste de Papanicolau e mamografia de rastreamento; em acidentes de trânsito e seus determinantes, entre outros. Há também pesquisas sobre cobertura e equidade nas intervenções de saúde reprodutiva e materna; a relação entre Lei Maria da Penha e violência conjugal; e as relações entre Estratégia de Saúde da Família (ESF) e fonte usual de cuidado.

 

Acesse a publicação

 

Fonte: Desigualdades em saúde no Brasil é tema de edição do International Journal of Equity in Health. Salvador (BA): Observatório de Análise Política em Saúde; 2016 Nov 22. [acesso em 22 nov 2016]. Disponível em: http://www.analisepoliticaemsaude.org/oaps/noticias/?id=cc4b35aacbac0abad2d5c3672c3ad838&pg=1

Observatório de Análise Política em Saúde

Deixe um comentário