Fiocruz inaugura Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde

Por Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia

08/12/16 | 16:12

ciDurante os dias cinco, seis e sete de dezembro, autoridades, executivos e especialistas de instituições nacionais e internacionais estarão reunidos, no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, para o seminário e a cerimônia de inauguração oficial do Centro para Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), dedicado a discutir, desenvolver e difundir pesquisas e informações científicas que possam servir de base para ações e políticas na área da Saúde.

Pela primeira vez, dados de saúde e políticas sociais referentes a mais de 100 milhões de brasileiros – idade, sexo, localização e condições econômicas, entre outros – foram integrados em uma única base, sem identificação dos indivíduos. Esse volume, sem precedentes de informação, poderá agora ser processado em um centro de dados seguro, com recursos computacionais de última geração e algoritmos desenvolvidos para as demandas de estudos e consultas de pesquisadores, gestores e sociedade em geral.

Segundo Maurício Barreto, pesquisador da Fiocruz Bahia e coordenador do Centro, as metodologias, equipamentos e instalações da iniciativa seguem a vanguarda da segurança tecnológica para “garantir a precisão, privacidade e a integridade desses dados e das pesquisas sobre eles, de modo sustentável”. A maior parte dos recursos do Cidacs vem do Ministério da Saúde e da Fundação Bill & Melinda Gates. “É como um ecossistema de informação que permite uma infinidade de projeções e aplicações diferentes usando a mesma imensa base de dados, que agora pode ser manipulada com muita agilidade e flexibilidade”, explicou o coordenador, adiantando que há outras entidades de financiamento e pesquisa interessadas no custo-benefício do projeto.

O pesquisador frisou que o acesso aos dados e estudos gerenciados pelo Centro seguirá a legislação de proteção da informação vigente e que a política de dados abertos, seguida pela Fiocruz, é “fundamental para a difusão de conhecimentos, respeitando os direitos de autores e instituições”. Para Barreto, um dos maiores benefícios do Cidacs é o potencial de aplicação do conhecimento das pesquisas já em andamento “em soluções para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, com impacto positivo direto na qualidade de vida dos brasileiros”.

O diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, afirmou que o novo Centro é de extrema importância, na medida em que vários dados estão disponíveis, não só os dados vistos tradicionalmente como de saúde, mas geográficos e de aspectos econômicos, por exemplo, que têm reflexos na saúde. “Esses dados precisam ser analisados de forma mais integrada para realmente dar um panorama do que se passa na saúde. Essa é uma tendência de várias áreas do conhecimento e, no nosso caso, essa integração também é bastante urgente”, salientou.

QUEM FAZ O Cidacs surge de uma associação entre o Instituto Gonçalo Moniz/ Fiocruz Bahia e parceiros relevantes no cenário científico e tecnológico. Além da Universidade Federal da Bahia (Instituto de Saúde Coletiva, Escola de Nutrição, Faculdade de Economia, Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística), do Senai-Cimatec, da Fiocruz Brasília e do ICICT/Fiocruz-RJ, da Universidade de Brasília e da Fundação Getúlio Vargas, conta com a Fundação Bill & Melinda Gates, a London School of Hygiene and Tropical Medicine e o Farr Far Institute, do Reino Unido.

INAUGURAÇÃO – A cerimônia será no dia 7/12, no Tecnocentro, às 10h, com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros (a confirmar); do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; do Reitor da UFBA, João Carlos Salles; da Diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Isabela Cardoso; do Secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel de Mendonça; do Secretário da Saúde, Flávio Villas Boas; do Diretor do Senai-Cimatec, Leone Andrade; e da Consultora da Fundação Bill & Mellinda Gates, Claude Pirmez, entre outros.

Também será realizado o seminário Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde, para parceiros do projeto e especialistas convidados, nos dias 5 e 6/12, em que mais de 50 especialistas brasileiros e estrangeiros irão discutir e divulgar prioridades, metodologias e projetos do Cidacs, no auditório do Tecnocentro (Parque Tecnológico da Bahia). Clique aqui e confira a programação completa.

 

Leia mais

Centro de Integração de Dados de Conhecimentos para Saúde da Fiocruz é inaugurado em Salvador

 

Fonte: Fiocruz inaugura Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde. Salvador: Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia; 2016 Dez 02. [acesso em 08 dez 2016]. Disponível em: https://www.bahia.fiocruz.br/fiocruz-inaugura-o-centro-de-integracao-de-dados-e-conhecimentos-para-saude/

Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia

1 Comentário em “ Fiocruz inaugura Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde ”

  1. Paulo Jr
    28/12/16 - 08:12

    ótima noticia desta maneira será bem mais seguro!

Deixe um comentário