Hélio Fraga/ENSP promove evento em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Por Informe Ensp

19/03/18 | 10:03

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CRPHF/ENSP), promoverá uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O evento, marcado para sexta-feira, 23 de março, debaterá ‘Ética, Formação e Prática em Saúde’, e para tal, contará com a palestra do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. O evento acontecerá no auditório 1 do Hélio Fraga, a partir das 9 horas, é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Segundo o pesquisador do CRPHF, Pablo Dias Fortes, “o intuito do evento é ser uma oportunidade para refletir sobre um tema de vital integridade para o Sistema Único de Saúde (SUS), perante o compromisso de aprimorar a capacidade de julgamento em relação às decisões que constituem o cotidiano dos serviços de saúde”. Para marcar a data, a Fiocruz iluminou o Castelo Mourisco com a cor vermelha.

A cor vermelha, associada à Luta Contra a Tuberculose, remonta a uma decisão da International Union Against Tuberculosis and Lung Diseases (The Union), que padronizou a representação gráfica da cruz dupla em vermelho com fundo amarelo, utilizado desde 1920. Em 2002 foi eliminado o fundo amarelo e a insígnia re-estilizada, mantendo-se a cruz vermelha. A cruz de barra dupla, ou a Cruz de Lorena, é um antigo símbolo cristão e foi proposta pelo médico francês Gilbert Sesiron como símbolo internacional da luta contra a tuberculose em 1902, durante a Conferência Internacional sobre Tuberculose, realizada em Berlim. A motivação de Sesiron foi dar a representação de Cruzada ao combate contra a tuberculose.
+ Eventos sobre Dia Mundial da Tuberculose aliam educação à pratica em saúde
Além da palestra do pesquisador do Departamento de Ciência Sociais da ENSP e coordenador do PPGBIOS, Sergio Rego, o evento contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do diretor da ENSP, Hermano Castro; do coordenador do Centro de Referência, Jesus Pais Ramos; do pesquisador e chefe substituto do Serviço de Pesquisa do Hélio Fraga, Pablo Dias Fortes; do coordenador do Fio-TB/Fiocruz, Otávio Maia Porto; e do coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz, Carlos Basília.

Confira abaixo a programação completa do evento.

9h -  Mesa de Abertura
Nísia Trindade Lima – Presidente da Fiocruz

Hermano Albuquerque de Castro – Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/Fiocruz

Jesus Pais Ramos – Coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz

Pablo Dias Fortes – Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz

Otávio Maia Porto – Coordenador Fio-TB/Fiocruz

Carlos Basília – Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz

10h – Palestra: ‘Ética, Formação e Prática em Saúde’
Palestrante: Sérgio Rego (Pesquisador ENSP/Fiocruz)

Coordenação: Pablo Dias Fortes – Centro de Referência Professor Hélio Fraga ENSP/Fiocruz

11h – Debate com o palestrante

12h – Brunch

 

Sem título

 

Fonte: Hélio Fraga/ENSP promove evento em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Rio de Janeiro: Informe Ensp; 16 Mar 2018. [acesso em 19 mar 2018]. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/43412

Informe Ensp

Deixe um comentário