Sociedades justas: Equidade em saúde e vida com dignidade. Relatório da Comissão da Organização Pan-Americana da Saúde sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas

Por Organização Pan-Americana da Saúde

02/10/19 | 15:10

Sem títuloVisualizar/Abrir

imagem ref  Português; 327 páginas (16.59Mb)

Outros idiomas

InglêsFrancêsEspanhol

 

Nas últimas décadas, a saúde na Região das Américas melhorou drasticamente, mas muitas pessoas estão sendo deixadas para trás. A OPAS criou a Comissão sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas para analisar o impacto dos fatores que influenciam a saúde e, ao mesmo tempo, propor ações para melhorar as desigualdades nessa área. Segundo as evidências apresentadas neste relatório, grande parte da saúde precária é determinada socialmente. Fatores como a posição socioeconômica, a etnia, o gênero, a orientação sexual, a condição de deficiência, a situação de migrante — individualmente ou em combinação — podem contribuir para desigualdades acentuadas na saúde ao longo da vida. A análise também revela que outros fatores estruturais, como a mudança climática, as ameaças ambientais e a relação da pessoa com a terra, bem como o impacto contínuo do colonialismo e do racismo, também estão retardando os avanços rumo a uma vida digna e ao gozo dos mais altos padrões de saúde que possam ser alcançados. Além disso, o impacto das condições de vida no dia a dia mostra que o efeito das desigualdades é visível no início da vida. Este relatório oferece exemplos de políticas, programas e ações bem-sucedidas e já implementadas em vários países, apresenta 12 recomendações para se atingir equidade em saúde com o desenvolvimento de ações coordenadas entre governos locais e nacionais, organizações transnacionais e a sociedade civil para abordar, em conjunto, os determinantes sociais da saúde.

 

 

 

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde

Organização Pan-Americana da Saúde

1 Comentário em “ Sociedades justas: Equidade em saúde e vida com dignidade. Relatório da Comissão da Organização Pan-Americana da Saúde sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas ”

  1. Marcia
    08/10/19 - 09:10

    Ótimo artigo!

Deixe um comentário