Associação cria site para receber reclamações sobre serviços de saúde

Entrevista com José Bonamigo

21/08/14 | 09:08

Bonamigo AMBDivulgacao

Segundo José Bonamigo, projeto pretende contribuir para melhoria dos serviços de saúde brasileiros (Foto: AMB/Divulgação)

Unir e organizar denúncias e reclamações de usuários dos serviços de saúde de todo o país. Esse é o objetivo da Caixa-Preta da Saúde, espécie de rede social  lançada pela Associação Médica Brasileira (AMB) em março deste ano. Poucos meses depois de começar a funcionar, o site já recebeu mais três mil denúncias e a página da iniciativa conta com mais de 67 mil seguidores no Facebook, número que não para de crescer. O médico e diretor da AMB, José Bonamigo, conta que a Caixa Preta pode vir a ser uma ouvidoria permanente da saúde brasileira e fala da importância de dar visibilidade aos problemas enfrentados diariamente pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é o projeto Caixa-Preta da saúde? Quando e por que foi criado?

O projeto Caixa-Preta foi lançado em 12 de março deste ano com o intuito de permitir que os usuários dos sistemas público e privado de saúde possam enviar reclamações sobre dificuldades no atendimento. Nós médicos conhecemos muito bem estas dificuldades, vivemos muitas delas no dia-a-dia ao lado dos pacientes. No entanto, os pacientes e a imprensa não tinham acesso a uma plataforma que permitisse publicar e divulgar as queixas, pressionando os gestores dos serviços a melhorarem a qualidade de atendimento.

Como a caixa preta funciona e como tem sido os primeiros meses do projeto?

O site tem um mecanismo simples para publicar as queixas, que permite, inclusive, anexar fotos ou vídeos. Todas as denúncias são moderadas por uma equipe especializada antes da publicação e, em muitos casos, os denunciantes são contatados para maiores esclarecimentos. Isso visa manter a credibilidade e gerar bons resultados a partir das denúncias postadas. Em poucos meses o site já recebeu mais de 3.000 denúncias e a fanpage no Facebook já tem mais de 67.000 seguidores. Esses números têm crescido progressivamente.

De março a julho o site recebeu mais de 3 mil denúncias (Imagem: reprodução em 6/8/14)

De março a julho o site recebeu mais de 3 mil denúncias (Imagem: reprodução em 6/8/14)

De que forma a iniciativa pode ajudar a melhorar o sistema público de saúde?

A Caixa-Preta ajuda a aumentar a exposição e permite direcionar as denúncias para as unidades de saúde, encaminhando as demandas e pressionando para que ocorram as devidas melhorias. A AMB já planeja a conversão da Caixa-Preta em um sistema de ouvidoria permanente da saúde no Brasil. Isso tudo pode ajudar a reduzir as desigualdades regionais e melhorar o panorama da saúde em regiões mais desassistidas, como o Nordeste.

 

 

Serviço:
Caixa-Preta da Saúde
Denúncias no site www.caixapretadasaude.org.br

 

 

José Bonamigo

Citação Bibliográfica

Bonamigo J. Associação cria site para receber reclamações sobre serviços de saúde [entrevista na internet]. Recife (PE): Portal DSS Nordeste; 2014 Ago 21. Entrevista concedida a Maira Baracho. Disponível em: http://dssbr.org/site/entrevistas/associacao-cria-site-para-receber-reclamacoes-sobre-servicos-de-saude/

José Luiz Bonamigo Filho  é especialista em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia. Presidiu a Associação Nacional dos Médicos Residentes (2002/2004); é diretor e tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB) e representante da AMB na Comissão Nacional de Residência Médica e na Comissão de Assuntos Políticos.

1 Comentário em “ Associação cria site para receber reclamações sobre serviços de saúde ”

  1. maria parecida pereira de almeida
    13/03/15 - 14:03

    olha tenho que parabenizar pelo desempenho pois fiz uma denucia do hospital tatuape por ter sido maltratada pelos os medicos desta unidade a onde me colocaram pra baixo de cachorro por não ter dinheiro para fazer minha cirugia pois fiz a denucia e a caixa preta entrou em contato comigo me informando via imail que minha denucia ja havia sido repassada e o hospital pediu meus dados pessoais o mais breve possivel ja enviei meus dados e aguardo soluçao para meu problema ser resolvido espero em deus que me responda meu apelo obrigada

Deixe um comentário