Sobre o Evento

 Galeria de Imagens

De 2 a 4 de setembro deste ano, o Recife (PE) sediou a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS), que teve como foco a região Nordeste. O encontro foi um dos desdobramentos da Conferência Mundial sobre DSS, que aconteceu no Rio de Janeiro em outubro de 2011, e na qual o Brasil teve forte protagonismo. Todo o material do evento – programação, documentos base, relatórios, Carta do Recife, matérias, vídeos e repercussão do evento na imprensa – pode ser acessado nessa seção.

A 1ª CRDSS reuniu representantes do poder público, da comunidade acadêmica e da sociedade civil para debater e articular estratégias com o objetivo de superar as desigualdades e seus impactos na saúde pública. Os debates geraram cinco documentos temáticos sobre água e saneamento, grandes obras e seus impactos na saúde, acesso e qualidade dos serviços públicos de saúde, violência e drogas e segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva, além da Carta do Recife. Esse documento final trouxe os principais compromissos e recomendações da conferência, reafirmando as necessidades identificadas e colocando as metas discutidas durante a 1ª CRDSS. Elas abrangem questões como o fortalecimento da participação social, o comprometimento das três esferas de governo, o combate ao racismo e discriminação, o enfrentamento aos impactos da seca e a interação de governo, sociedade civil especialistas.

O grande público também pode conferir as discussões da 1ª CRDSS através dos portais DSS Nordeste e DSS Brasil, que transmitiram as discussões em tempo real e tiveram uma média de 2 mil acessos por dia, e publicaram uma série de matérias sobre o evento.

Depois da conferência, entramos em uma nova etapa desse processo que é o seguimento das propostas e recomendações visando a sua implementação. O fato da 1ª CRDSS contar com a participação desses diversos atores de governo, sociedade civil e academia e de uma ampla base de apoio institucional, como o Ministério da Saúde, a Fiocruz, o Conass, o Conasems, a Opas e o BNDES, deve facilitar o suporte técnico, político e financeiro necessário para implantação de suas recomendações.

A contribuição dessas instituições e de todos os participantes será fundamental para que a 1ª CRDSS tenha o impacto todos os participantes da conferência esperam. O Portal sobre DSS www.dssbr.org e o Portal DSS Nordeste www.dssbr.org/site/nordeste farão o acompanhamento e monitoramento das atividades pós-conferência.

Comissão Organizadora