É possível optarmos por um transporte saudável?

0
Rate this post

Escolher um transporte saudável significa ter acessibilidade a um transporte público muito melhor e de qualidade para longas distâncias, privilegiando a caminhada e incitando o uso de bicicletas para curtas distâncias.

Além dos benefícios à saúde, esses comportamentos, bem como o uso do transporte público, são ações que diminuem os acidentes fatais no trânsito, aumentam o contato social e também diminuem o ruído e a poluição do ar.

No entanto, pouco ainda está sendo feito para garantir um sistema de transporte livre de riscos e saudável e equilibrado no Brasil, que deve integrar métodos multissetoriais em sua preparação, estilo e também avanço; levar em consideração a equidade no nível da população; ter viabilidade econômica, confiabilidade e eficácia; bem como um baixo efeito sobre o ambiente físico, sendo seguro para os indivíduos (OPAS, 2009).

Uma das formas de atingir esses objetivos é ser uma “cidade ativa, cidade saudável”, um trabalho que exige uma dedicação política que sustente e divulgue ações públicas sustentáveis ​​nesse sentido.

Há muitas experiências examinadas e executadas no exterior, mas no Brasil as iniciativas são inusitadas.

Dentro da ideia de Cidade Saudável e também Cidade Educadora*, podemos destacar a cidade de Sorocaba (SP), uma versão nacional nas localidades metropolitanas de cadeira de rodas e estilo de vida. Seus cidadãos podem contar com uma das maiores obras do setor de transporte duradouro do Brasil: o Plano Cicloviário, com 70 km de ciclovias.

Além disso, o estímulo à prática de exercícios é desenvolvido adicionalmente por meio da Tarefa Passeio, onde a Prefeitura de Sorocaba e parceiros motivam a população a praticar atividade física, além de adotar práticas saudáveis ​​e equilibradas com grupos permanentes de caminhada nas Unidades Básicas de Saúde e Bem-Estar e Centros Esportes nesta cidade.

  1. Aderindo ao mesmo exemplo de Sorocaba, está a cidade de Santos, que possui cerca de 20 quilômetros de ciclovia. Além de chegar à orla, a malha cicloviária de Santos interliga diversas regiões da cidade e vai da divisa com São Vicente até a zona portuária.
  2. Situação semelhante ocorre em Aracaju, que fornece um excelente exemplo de sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão.
  3. Segundo a prefeitura, que atualmente investiu mais de R$ 11 milhões no desenvolvimento e também na estruturação de pistas exclusivas para ciclistas, o objetivo é se tornar o “financiamento da bicicleta”.

De acordo com Holger Dalkmann, supervisor da EMBARQ, a demanda por ações em transporte sustentável nunca foi tão evidente quanto hoje. O transporte duradouro, com sistemas de transporte público, ciclovias e também caminhadas, lida com o modo de vida inativo e tem a capacidade de reduzir a variedade de fatalidades nas estradas e acidentes graves, minimiza o uso de energia e também as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, facilita o acesso a itens e serviços que sustentam o crescimento sustentável e melhoram a qualidade de vida geral nas cidades.

Para ele, é fundamental que as cidades façam um transporte sustentável com uma visão de ruas para os indivíduos e não de estradas para os carros. Nesse sentido, as cidades devem assumir a liderança regional em transporte duradouro e ter esforços ambientais, principalmente porque os prefeitos e também os gestores locais reconhecem certas preocupações financeiras, sociais e políticas que influenciam cada configuração da cidade.

Juntamente com a relevância da liderança regional, as políticas nacionais também são críticas e precisam canalizar investimentos significativos diretamente para o transporte sustentável em áreas urbanas em expansão. Junto com essas estratégias, no entanto, estão os compromissos internacionais com o transporte duradouro.

  • A Década de Atividade das Nações Unidas para a Segurança e Proteção Rodoviária 2011-2020, bem como a promessa de realizar os Objetivos de Crescimento Sustentável, por exemplo, dá maior ênfase às vantagens humanas do transporte sustentável.
  • Nesta categoria de dedicações internacionais, também podemos citar investimentos financeiros e também financiamentos de instituições financeiras globais a baixas taxas de juros que motivam novas tarefas sustentáveis.
  • O sucesso de empregos de transporte sustentável também reside no monitoramento de que tipo de acesso têm as pessoas que precisam caminhar longas distâncias.

Eles dependem de um carro para se locomover?

Qual é a faixa etária desse grupo? E, sabendo de antemão que o isolamento social e também a ausência de comunicação comunitária estão fortemente associados a um bem-estar ainda pior, cabe perguntar se a falta de acessibilidade está anunciando o isolamento dessas pessoas. Assim, configurando um problema que acarreta desigualdades sociais em relação àqueles que permanecem em áreas rurais ou localidades mais periféricas das cidades (OMS, 2003).

É uma realidade que as modificações no transporte de uma cidade ou nação envolvem muitas indústrias da situação econômica que se beneficiam do uso de automóveis. Existem interesses em petróleo, borracha, construção de estradas, fabricação de carros e caminhões e também obrigações fiscais, vendas e também consertos, e também publicidade e marketing.

No entanto, isso precisa não enfraquecer os objetivos principais, como alguns recomendados por Wilkinson e Marmot:

1) Priorize o uso de bicicletas e faça caminhadas curtas;

2) Incrementar o transporte público para viagens longas, com ligações normais e também frequentes ao sertão;

3) Fortalecer economicamente o transporte público;

4) Reduzir os incentivos fiscais para veículos de uso comercial e também aumentar os preços e multas dos estacionamentos (OMS, 2003).

No entanto, todas essas propostas de mudanças devem levar em conta a visão de nossa verdade. A circunstância dos acidentes de trânsito no site no Brasil é grave, além de desproporcional à incidência e gravidade desses acidentes em veículos de duas rodas.

A desordem e também a má organização no tráfego do site brasileiro está refletida na placa 020210 sobre o preço específico da mortalidade em decorrência de acidentes de trânsito na web na população oferecida pelo nosso Observatório. Essa proporção, que era de 23,1% em 2001, passou para 25,4% em 2009, provavelmente seguindo um padrão mais elevado.

Como existem diferentes modos de transporte, há vários riscos de acidente e também de morte.

Os pedestres, por exemplo, estão sujeitos à melhor ameaça devido à falta de defesa física, tornando-os mais vulneráveis ​​em situações de colisão. Outras configurações arriscadas de transporte incluem motocicletas e também bicicletas. Na América Latina, a densidade de motociclistas aumentou consideravelmente nos últimos anos em várias cidades.

Em São Paulo, por exemplo, a maior parte dos acidentes de trânsito ocorre entre os usuários de motocicletas (OPAS, 2009). Como resultado, juntamente com os problemas associados ao traçado viário, estrutura e também a estratégia de uso do solo (THAT, 2013), a reeducação no tráfego de pedestres e motoristas deve estar, sem dúvida, ligada a modificações no transporte em uma cidade.

  • Reduzir o tráfego da web de automóveis e alterá-lo com configurações alternativas de transporte são considerados importantes no bem-estar da publicidade.
  • Como resultado, o método com que lidamos com a atividade das pessoas e os meios de transporte hoje terá um impacto tremendo no futuro no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.
  • É preciso encontrar novas formas de inserção do exercício físico na vida dos moradores, por isso, é necessário que sejam feitos investimentos financeiros em nível de bairro e também nacional para realizar um transporte público duradouro e de qualidade.

* Uma cidade saudável e também duradoura é aquela que produz estilo de vida para seu povo, buscando o bem-estar das pessoas e o contentamento de suas necessidades materiais básicas para moradia, alimentação, educação e aprendizado, sociedade, segurança, lazer e também outras necessidades humanas abstratas associadas . para a vida social e espiritual.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here