O uso das evidencias cientificas aumenta a efetividade das politicas publicas mas requer reorientacao nas agendas de pesquisa

É amplamente reconhecido que, depois da tecnologia da informação, as ciências da vida e a biotecnologia constituem a próxima fase do clima econômico baseado no conhecimento, criando novas oportunidades para nossas culturas e também situações econômicas.

Aumentam igualmente detalhes problemas estratégicos e sociais vitais que suscitaram um amplo debate público, como confirmado pela extensa consulta organizada pela Comissão no Outono de 2001.

Estas preocupações devem ser resolvidas com foco e sensibilidade

Mas na Europa as obrigações neste campo são compartilhados entre uma grande variedade de planos e também estrelas.

Na falta de uma visão habitual da importância do que vai para o risco, sem objectivos partilhados e sincronização fiável, a Europa tem, portanto, apenas de forma gradual e com problemas enfrentados os desafios e oportunidades proporcionados por estas novas tecnologias.

  1. [1] Interação da Comissão “Para uma visão crítica das ciências da vida e da biotecnologia: documento de nomeação”. COM 2001 454 de 4.9.2001.
  2. A comunicação, os comentários em linha e os resultados de um seminário sobre pagamentos realizado em 27 e 28 de Setembro de 2001 estão disponíveis em http://europa.eu.int/comm/biotechnology.

Nossas sociedades autônomas devem fornecer controles ideais e também canais de discussão para garantir que o crescimento e a aplicação das ciências da vida e da biotecnologia sejam realizados em conformidade com os valores essenciais reconhecidos pela UE na Carta dos Direitos Básicos.

A Europa se depara com uma seleção crítica de grande importância: ou aprovar uma função passiva e também responsiva e suportar os efeitos do desenvolvimento dessas tecnologias em outros lugares, ou definir métodos positivos para manipulá-las de maneira responsável, consistente com os valores e requisitos europeus. Quanto mais tempo a Europa estiver relutante, menos prática essa 2ª alternativa acaba sendo.

A Vizinhança é responsável por problemas críticos essenciais e também a Compensação tem por isso o dever específico de apoiar a procura de oportunidades de desenvolvimento. Esta campanha recomenda um contexto para essa estratégia.

 Transformação tecnológica e também resposta crítica

No campo do conhecimento subjacente às ciências da vida e à biotecnologia, está em curso uma mudança que inclui uma abertura na direção de novas aplicações nos mercados de saúde e bem-estar, agroalimentar, gestão ambiental, além de novas explorações científicas . Essa transformação tem uma medida global.

A base secreta aberta em organismos vivos e ecossistemas está desencadeando novas técnicas clínicas, como genômica e também bioinformática, bem como novas aplicações, como testes hereditários e regeneração de órgãos ou tecidos do corpo humano.

Transformação tecnológica e também resposta críticaPosteriormente, esses autocontroles trazem aplicações que têm um grande impacto em nossa sociedade, bem como em nossa economia, usos muito antigos, como plantas alimentícias geneticamente modificadas.

Essa expansão da base de conhecimento é acompanhada por uma rapidez sem precedentes na transformação de sofisticadas criações científicas em itens de uso diário, o que, como resultado, representa um potencial para o desenvolvimento de um novo bem-estar: antigos setores ressurgem e novas empresas surgem, que oferecem a tipo de tarefas baseadas em habilidades que alimentam a situação econômica baseada no conhecimento.

Como provavelmente uma das tecnologias inovadoras mais atraentes, as ciências da vida, bem como a biotecnologia, podem ser um pagamento crucial para alcançar o objetivo do Lisbon European Top, que vai após a introdução de uma situação económica inovadora baseada no conhecimento.

  • O Conselho Europeu de Estocolmo reiterou-o em Março de 2001 e convidou também a Compensação, juntamente com o Conselho,
  • a examinar as acções necessárias para explorar plenamente a capacidade da biotecnologia, bem como reforçar a concorrência europeia no sector para o colocar ao nível da concorrência,
  • assegurando-se de que se trata de um avanço que não esquece a saúde e segurança dos consumidores e do meio ambiente, respeitando valores fundamentais usuais e conceitos honestos.

O atual sucesso europeu no campo das ciências da vida e da biotecnologia não contribui para o sucesso deste objetivo.

Um debate público extremo foi iniciado na Europa e também em outros lugares.

Embora esse argumento tenha levado a uma melhor compreensão e também tenha gerado progressos concretos em aspectos essenciais, na verdade também se concentrou enfaticamente nos microrganismos geneticamente modificados (OGMs) e em alguns elementos morais particulares que estão no centro da opinião popular.