Destaques

fotolia.

Dia Mundial da Saúde: pesquisadora fala sobre segurança alimentar e saúde

Por Informe ENSP

17/04/15 | 15:04

Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a importância da saúde para uma vida saudável. A data, criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, além de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Em entrevista Denise Barros defendeu a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável, além de apontar como a cultura está totalmente relacionada aos hábitos alimentares de cada população. Confira a entrevista no vídeo do Canal ENSP.

[Leia Mais] |

DSS no território local: Cooperação Social e unidades debatem governança territorial na Fiocruz

Por Jaqueline Pimentel

10/04/15 | 17:04

No dia 30 de março a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e profissionais das unidades Instituto Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Campus Fiocruz Mata Atlântica promoveram o debate Rede e Governança Territorial. Durante o encontro foram apresentadas três iniciativas de governança territorial. A roda de conversa focou na missão do conhecimento crítico em territórios vulneráveis. Leonardo Brasil Bueno, um dos organizadores do debate, lembrou que a ideia da roda foi a de dar continuidade aos dois encontros anteriores que tinham foco na mesma perspectiva. “Entendemos ser necessário tratar do tema e articular a parceria dos movimentos sociais com a gestão e entender as vulnerabilidades dos territórios”, ressaltou.

[Leia Mais] |

maria_carmo_leal

Série (3): Entrevista com Maria do Carmo Leal, coordenadora geral da pesquisa “Nascer no Brasil”

Entrevista com Maria do Carmo Leal

02/04/15 | 17:04

Dando continuidade a série que vem sendo publicada neste portal, sobre a pesquisa “Nascer no Brasil”, publicamos uma entrevista com Maria do Carmo Leal, coordenadora do estudo. Ela nos fala sobre: a preparação da equipe de pesquisadores para sua realização, o que foi revelado por ele, a interferência dos Determinantes Sociais da Saúde no cenário encontrado e do que precisa ser feito para a melhora da realidade registrada. “Não é fácil mudar práticas clínicas arraigadas ao cotidiano da atenção dos profissionais de saúde, mas ocorre, já temos algumas experiências bem sucedidas no Brasil, como no caso da substituição da hidratação venosa pela oral, dentre outras. Com tantos movimentos em curso, tenho esperança que já estejamos dentro de um processo de mudança”, ressaltou ela. Confira aqui.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes