Destaques

Arte: CCI/ENSP

CEPI DSS E SDH Net promoveram debate sobre reforma sanitária da Colômbia na ENSP

Por Jaqueline Pimentel

26/09/14 | 19:09

O Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu dia 4 de setembro, no âmbito de atividades do projeto Social Determinantes in Health (SDH Net), iniciativa da União Europeia que realiza pesquisas sobre DSS, o evento Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014). O debate, realizado na ENSP contou com as palestras dos professores Jaime Breilh, Diretor da Área de Saúde e professor da Universidade Andina Simon Bolívar, Maurício Torres e Juan Carlos Eslava, professores da Universidade Nacional da Colômbia. O objetivo foi debater a conjuntura atual, analisar as mudanças iniciadas na década de 90 e ainda, as medidas necessárias para a criação de uma política de saúde mais equânime naquela nação. Confira os áudios sobre os temas: A epidemiologia crítica como instrumento de valorização da reforma em saúde e da construção, Mobilização social e ação coletiva na reforma e Processo sócio-político da reforma e Notas comparativas sobre a reforma sanitária brasileira.

[Leia Mais] |

PNAD 2013: coleta de dados é feita desde 1967

Um breve panorama da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 (com correções divulgadas pelo IBGE)

Por Jaqueline Pimentel- Atualizada às 00h30 em 20/09

18/09/14 | 16:09

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quinta-feira a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013. Algumas informações desconformes foram divulgadas, porém retificadas pelo IBGE e, consequentemente neste texto. O estudo consolida as informações sobre os principais indicadores referentes às condições de vida e acesso dos brasileiros incluindo números como os de escolaridade, emprego, renda e concentração de população por faixa etária, no ano analisado. Esta coleta de dados é feita desde 1967. A PNAD apontou ainda que 46,1% da população residente (93,0 milhões de pessoas) se declarou branca, já o grupo de pessoas que declarou-se de cor parda (90,6 milhões) representou 45,0% e aqueles que se declararam de cor preta (16,3 milhões) atingiram o percentual de 8,1%. Os que declararam outra raça ou cor somaram 1,7 milhão de pessoas. Distribuição da renda ficou maciçamente estável em se tratando das comparações com 2012.

[Leia Mais] |

cadernos.

Portal DSS Brasil publica Relatório do Seminário RINS-UNASUR / RINSP-CPLP e o Caderno de Itaboraí 1: Classes Sociais, Território e Saúde

Por Equipe Editorial do Portal DSS Brasil

12/09/14 | 15:09

O Portal DSS Brasil publica o Relatório do Seminário Conjunto RINS-UNASUR / RINSP-CPLP “O Papel dos Institutos Nacionais de Pesquisa em Saúde e Vigilância da Saúde na Determinação Social da Saúde” e o Caderno de Itaboraí 1: Classes Sociais, Território e Saúde. O objetivo do Seminário foi desenvolver uma proposta conjunta dos Institutos Nacionais de Saúde e organismos congéneres da UNASUR e da CPLP para o estabelecimento e implementação de projetos geradores de evidências sobre a determinação social das iniquidades em saúde. A realização do seminário-oficina respondeu às necessidades definidas pelas redes de Institutos Nacionais de Saúde/União das Nações da América do Sul (RINS / UNASUR) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP / CPLP) durante as suas reuniões regulares, realizadas em 2013.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes