Comissão The Lancet

Destaques

informeensp

Semana comemorativa da ENSP resgata sua trajetória no aniversário de 60 anos. Confira a programação da próxima semana

Por Informe ENSP

28/08/14 | 12:08

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca celebra seus 60 anos na próxima semana. Para celebrar, contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. O momento de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobrás e também do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e a crise vivida no país – época em que foi assinada a lei que criou a ENSP, logo após o suicídio de Vargas -, pautará as mesas-redondas e palestras que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, a ENSP/Fiocruz convida a todos para relembrar sua trajetória e homenagear aqueles que fazem parte desse caminho.

[Leia Mais] |

Documento mostra IPS na região da Amazônia Legal

Pesquisa mostra o Índice de Progresso Social na região da Amazônia Legal

Por Jaqueline Pimentel

24/08/14 | 06:08

O instituto Imazon tornou público neste sábado (23/08) um relatório que revela a realidade da região Amazônica no que se refere ao desenvolvimento social. O estudo considerou os dados de bases oficiais do Brasil, principalmente do IBGE e permeou como área de abrangência a região Norte, Maranhão e Mato Grosso, a chamada Amazônia Legal. Indicadores de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Direitos Individuais foram usados como base. Como metodologia de análise, os pesquisadores usaram a referência do Índice de Progresso Social (IPS) global, fazendo algumas adaptações e criando uma versão brasileira. Na lista de países que foram analisados segundo o IPS no âmbito global, o Brasil ocupa a 46ª posição de 132. Se a região da Amazônia Legal passasse a integrar individualmente o ranking, estaria na posição 92. O que mostra o quão díspar está em relação ao índice nacional.

[Leia Mais] |

Arte: CCI/ENSP

Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014) em debate na ENSP

Por Jaqueline Pimentel

21/08/14 | 17:08

Inscreva-se: No dia 4 de setembro, às 14h, o Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI DSS/ENSP) em parceria com o projeto SDH Net promove o evento Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014), durante a semana comemorativa da escola. A moderação é de Patrícia Tavares Ribeiro, coordenadora do CEPI DSS. Entre os debatedores estão Jaime Breilh, Diretor da Área de Saúde e professor da Universidade Andina Simon Bolivar, Maurício Torres e Juan Carlos Eslava, professores da Universidade Nacional da Colômbia. Os temas em debate são: A epidemiologia crítica como instrumento de valorização da reforma em saúde e da construção, Mobilização social e ação coletiva na reforma e Processo socio-político da reforma e Notas comparativas sobre a reforma sanitária brasileira.

[Leia Mais] |