Destaques

Sem título

Revista Trabalho, Educação e Saúde: desigualdade social em pauta

Por Portal Fiocruz

13/11/17 | 14:11

A nova edição da revista Trabalho, Educação e Saúde, revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, traz artigos sobre a desigualdade social brasileira, a estratégia saúde da família e a formação de profissionais do setor saúde. A publicação tem periodicidade quadrimestral, com debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. O público-alvo de Trabalho, Educação e Saúde é formado por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde.

[Leia Mais] |

tuber

Relatório da OMS indica necessidade urgente de maior compromisso político para acabar com a tuberculose

Por OPAS/OMS Brasil

31/10/17 | 13:10

Os esforços globais para combater a tuberculose pouparam cerca de 53 milhões de vidas desde 2000 e reduziram a taxa de mortalidade pela doença em 37%, de acordo com o Global TB Report 2017, divulgado nesta segunda-feira (30) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar dessas conquistas, o último cenário é sombrio. A tuberculose continuou a ser a principal assassina infecciosa em 2016. Também é a principal causa de mortes relacionadas à resistência antimicrobiana e entre pessoas com HIV. O progresso na maioria dos países está paralisado e não é rápido o suficiente para atingir as metas globais ou preencher as lacunas persistentes nos cuidados e prevenção da doença.

[Leia Mais] |

ag

Agenda 2030: desafios da água, do saneamento e do direito à cidade

Por Natanael Damasceno

24/10/17 | 13:10

Até 2030, o planeta Terra enfrentará um déficit de 40% no abastecimento de água. A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para a dimensão dos desafios a serem enfrentados pelos 193 países signatários da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que propõe como uma de suas metas o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos. O Brasil não escapa desta realidade e, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), só universalizará o acesso à água potável em 2043 – o que coloca o país bem longe do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6): “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes