Destaques

maria jose

DSS no território local: a importância do mapeamento da tuberculose em Itaboraí

Entrevista com Maria José Fernandes Pereira. Entrevista concedida à Jaqueline Pimentel

29/05/15 | 15:05

Em entrevista concedida ao Portal DSS Brasil, Maria José Fernandes Pereira, da Coordenação de Tuberculose do Município de Itaboraí, fala sobre a Elaboração de metodologia para análise das iniquidades em saúde relacionadas às populações vulneráveis na área do município de Itaboraí, estudo do pesquisador Pedro Alves Filho, realizado através do Centro de Estudo Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI DSS). “O Comperj colocou os holofotes sobre a região e especificamente sobre Itaboraí. Nunca se experimentou algo de tamanha natureza”, disse ela. “Não é só a doença que o doente traz. Ele traz a sua história, suas relações sociais, econômicas, culturais, além do seu sofrimento e temos de estar preparados para compreender a realidade”, completou. Confira a entrevista.

[Leia Mais] |

Publicamos hoje quarta matéria da série Nascer no Brasil/Imagem: Fotolia

Série (4): As desigualdades sociais interferem na satisfação das mulheres com o atendimento ao parto?

Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore

21/05/15 | 12:05

Finalizando hoje a série sobre a pesquisa Nascer no Brasil, esta matéria fala sobre as desigualdades sociais em relação ao parto. Existem desigualdades de cor associadas à satisfação com o atendimento das gestantes. A cor de pele preta foi associada à pior avaliação do tempo de espera até ser atendida e menos privacidade nos exames; e o trabalho de parto, por sua vez, associou-se a menores níveis de respeito e privacidade e ao maior relato de violência. Os autores também citam a importância do acompanhante na redução das desigualdades do atendimento ao parto. E apontam o quão urgente é uma revisão ética e da atitude dos profissionais durante o acompanhamento do trabalho de parto e o parto, que deveriam sempre buscar o atendimento das necessidades das parturientes de maneira equânime e digna.

[Leia Mais] |

Os Determinantes Sociais da Saúde e o bem-estar

Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore

14/05/15 | 12:05

Retomamos hoje nossa série sobre Bem Estar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (1997) o bem-estar está relacionado à percepção de um indivíduo sobre a sua posição na vida no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Em 2008, a publicação do relatório final da Comissão Global da OMS sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) estabeleceu o perfil dos DSS e destacou a importância de abordar as condições da vida cotidiana que levam a desigualdades na saúde. Os determinantes sociais da saúde têm sido descritos como ‘as causas das causas’. São as condições sociais, econômicas e ambientais que influenciam a saúde dos indivíduos e populações, e que repercutem em seu bem-estar como um todo.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes