Comissão The Lancet

Destaques

agenda

Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014) em debate na ENSP

Por Jaqueline Pimentel

21/08/14 | 17:08

No dia 4 de setembro, às 14h, o Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI DSS/ENSP) em parceria com o projeto SDH Net promove o evento Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014), durante a semana comemorativa da escola. A moderação é de Patrícia Tavares Ribeiro, coordenadora do CEPI DSS. Entre os debatedores estão Jaime Breilh, Diretor da Área de Saúde e professor da Universidade Andina Simon Bolivar, Maurício Torres e Juan Carlos Eslava, professores da Universidade Nacional da Colômbia. Os temas em debate são: A epidemiologia crítica como instrumento de valorização da reforma em saúde e da construção, Mobilização social e ação coletiva na reforma e Processo socio-político da reforma e Notas comparativas sobre a reforma sanitária brasileira.

[Leia Mais] |

veneno2

Portal DSS Brasil publica série sobre agrotóxicos

Por Jaqueline Pimentel

21/08/14 | 15:08

A partir da próxima semana o portal DSS Brasil inaugura uma série especial sobre agrotóxicos. O uso de pesticidas no Brasil, a política de regulação destes compostos, a relação entre a saúde do trabalhador do campo e os agroquímicos e a regulação destes produtos, além das alternativas para o atual modelo de produção e a análise de quem atua neste campo, estarão em foco nesta série. A produção de defensivos para lavouras vem crescendo no âmbito global em grandes proporções. O Brasil tornou-se em 2008 o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Um dossiê divulgado em 2012 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) mostrou que a utilização de agrotóxicos nas lavouras do país saltou de 599,5 milhões de litros no ano de 2002 para 852,8 milhões de litros em 2011. Acompanhe a série. Comente, participe, compartilhe.

[Leia Mais] |

imagem.3

Nottingham (Inglaterra): estratégias para um peso saudável

Por Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore- correspondentes do portal DSS Brasil na Inglaterra

21/08/14 | 14:08

A obesidade é uma condição fortemente associada à mortalidade prematura, ao aumento do risco para várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e câncer, além de contribuir para a variação na expectativa de vida entre diferentes grupos sociais. Seguindo a série de notícias apresentadas pelo nosso Observatório sobre políticas de saúde no Reino Unido, o programa ‘Healthy Weight Strategy for Nottingham City 2011-2020’ é apresentado como uma gama de ações em diferentes níveis para crianças, adultos e famílias. São ações de prevenção em nível populacional, tendo como alvo o ambiente; ações orientadas, como a melhoria da nutrição e atividade física; e outras, como cirurgias e orientações dietéticas individuais.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes