Destaques

Sem título

“O maior desafio do SUS é político”, afirma Jairnilson Paim, em aula aberta na Fiocruz

Por André Bezerra - Icict/Fiocruz

05/05/16 | 16:05

Abordando os desafios do SUS a partir de uma perspectiva histórica sobre a complexidade das relações políticas vigentes no país, o convidado fez uma profunda observação sobre os diferentes projetos de saúde pública que se encontram em disputa por diversos grupos sociais e políticos, e detalhou fragilidades e também ataques ao modelo de sistema criado a partir da transição democrática no Brasil.
Paim deu início a sua apresentação relembrando o contexto histórico da reforma sanitária, da qual participou ativamente, e o momento da discussão e criação do Sistema Único de Saúde. Ele descreveu a diversidade de atores que coletivamente contribuíram com ideias e se mobilizaram pelo projeto de democratização da saúde.

[Leia Mais] |

A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, disse que os indicadores são a dimensão técnica das políticas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  Elza Fiúza/Agência Brasil

Desenvolvimento sustentável: 231 indicadores vão medir progresso dos ODS

Por Andreia Verdélio – Agência Brasil

02/05/16 | 18:05

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a instituições formadoras e usuárias de informação no Brasil os Indicadores Globais de Desenvolvimento Sustentável para Monitoramento da Agenda 2030. São 231 indicadores construídos para fazer o acompanhamento e medir o progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os 17 ODS, expressos em 169 metas, representam o eixo central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro último. Eles vão orientar as ações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social e ambiental – em todos estados-membros das Nações Unidas até 2030.

[Leia Mais] |

USP

Em palestra no ILMD/Fiocruz Amazônia, pesquisador da USP debate sobre ‘sustentabilidade’

Por ILMD/Fiocruz Amazônia

28/04/16 | 11:04

Sustentabilidade, a palavra do momento em diversos setores da sociedade e do conhecimento, foi a tônica da palestra do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Leandro Giatti, realizada na manhã desta quarta-feira (27), no último dia do Seminário Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença: condições desiguais de vida em espaços amazônicos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) do ILMD/Fiocruz Amazônia. Com a palestra “Nexos Urbanos de Sustentabilidade e Saúde”, Giatti levantou a polêmica entre os participantes a respeito da exportação e importação de recursos naturais, , como a água por exemplo, por meio dos alimentos produzidos no Brasil e vendidos no exterior.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes