Destaques

ja

‘Reforma Sanitária Brasileira’: SciELO disponibiliza livro na íntegra em pdf

Por Informe Ensp

22/09/16 | 17:09

O livro Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica, de Jairnilson Paim, está disponível no portal de livros eletrônicos da SciELO. A obra, publicada pela Editora Fiocruz em 2008, recupera a história da instituição da Reforma Sanitária brasileira apresentando seus antecedentes e analisando a conjuntura do país na época da concepção do movimento. O autor examinou dois períodos: da fundação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) à promulgação da Constituição, e do final do governo Sarney ao final do primeiro governo Lula (2003 a 2006).
A obra está disponível na íntegra para download no portal. É possível acessar o livro completo ou capítulos específicos. Confira.

[Leia Mais] |

setembro-amarelo

Não há lirismo no suicídio: os números que assustam

Por Graça Portela (Icict/Fiocruz)

13/09/16 | 13:09

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo ocorrem, anualmente, 804 mil mortes causadas por suicídio, representando 11,4 mortes por cada 100 mil habitantes. Os principais métodos utilizados são o envenenamento, o enforcamento e o uso de armas de fogo, gerando uma morte a cada 40 segundos.
A baixa renda, a falta de política de prevenção, o não controle de armas de fogo são alguns indicadores que fazem com que 75% dos casos sejam em países em que a renda de maior parte da população é considerada baixa ou média. No ranking mundial, a Índia lidera com 258 mil óbitos por ano, seguida da China (120,7 mil), EUA (43 mil) e Rússia (31 mil).
Nos dados extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, é possível ver porque o Brasil é o oitavo na lista da OMS.

[Leia Mais] |

videosaúde

VideoSaúde disponibiliza série sobre determinação social no YouTube

Por Pâmela Liarena (VideoSaúde Distribuidora)

05/09/16 | 14:09

A nova série da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, produzida em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), é formada pelos filmes “Esporotricose”, “Saúde em trânsito” e “Herança social”, que trazem para discussão a determinação social da saúde. “Esporotricose”, de Eduardo Thielen, relata a maior epidemia já registrada desta doença que vem acontecendo no Rio de Janeiro. “Saúde em trânsito”, também de Eduardo Thielen, vem para discutir um assunto que não ganha muita atenção, porém, não deixa de ser a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. “Herança social”, de Christian Jafas, traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam.

[Leia Mais] |