Comissão The Lancet

Destaques

CEENSP debateu relações de trabalho e saúde

CEENSP abordou relações de trabalho e saúde no Centro de Estudos Miguel Murat

Por Jaqueline Pimentel

30/07/14 | 16:07

No dia 23 de julho a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) promoveu um debate no Centro de Estudos Miguel Murat com o tema Trabalho em Saúde: políticas públicas, desigualdade e relações de trabalho. “Temos que analisar o adoecimento dos trabalhadores frente às condições com as quais ele se depara. Avançamos nos conceitos, mas na prática ainda precisamos problematizar e fazer mudanças necessárias”, lembrou Isabela Pinto, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. Já Kátia Medeiros, da UFBA, ressaltou que “as profissões que estão em um nível maior de organização e possuem mais regulação, estão menos sujeitas à instabilidade”. Confira a cobertura.

[Leia Mais] |

sure start

Centros de educação infantil ‘Sure Start’: trabalhando para melhoria do bem-estar nos primeiros anos de vida

Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore

24/07/14 | 13:07

Em notícia anterior tivemos a oportunidade de apresentar o documento “If you could do one thing…”. E não poderíamos deixar de relatar mais uma das propostas apresentadas, principalmente pela sua potencial aplicabilidade na realidade brasileira. Na Inglaterra, as crianças só tem direito ao ensino público gratuito a partir dos 4 anos de idade. Os centros ‘Sure Start’ acolhem crianças a partir dos 2 anos de idade com aprendizagem precoce e oferece uma rede de cuidadores e creches. Medida sobre impacto da educação e de cuidados na primeira infância na melhoria do bem-estar vem bem ao encontro a uma das nossas maiores prioridades na redução das desigualdades sociais em saúde: a melhoria no indicador de educação infantil.

[Leia Mais] |

Nadine Gasman

Série sobre violência contra a mulher (5): Diretora da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, fala sobre o tema

Entrevista com Nadine Gasman, Diretora da ONU Mulheres, concedida a Jaqueline Pimentel

16/07/14 | 15:07

“Não vamos ter igualdade de gênero, se a violência contra a mulher não for combatida”, pondera Nadine Gasman, Diretora da ONU Mulheres no Brasil. Ela comentou a Lei Maria da Penha, seu alcance e a importância das denúncias de agressão. “Este é um ponto central em nossa agenda”, completou. Outro tópico em debate foi o lançamento do aplicativo para celulares Clique 180. Recém-lançado, ele orienta as vítimas sobre como denunciar seus agressores, informa sobre a Lei Maria da Penha e mostra os caminhos para que peçam ajuda. Através dele também será criado um mapa interativo sobre locais “não-seguros”. Ouça a entrevista na íntegra.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes