Destaques

Zika_genilton

Cidades sustentáveis e saudáveis: microcefalia, perigos do controle químico e o desafio do saneamento universal

Por Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva

04/02/16 | 16:02

O crescimento exponencial da epidemia de dengue (em 2015, o Ministério da Saúde registrou 1,649,008 casos prováveis desta virose no país e houve um aumento de 82,5% dos óbitos em relação ao ano anterior). A expansão territorial da infestação pelo Aedes aegypti atestam o fracasso da estratégia nacional de controle. Com o surgimento da epidemia do zika vírus, com repercussões ainda mais danosas ao ser humano, urge a revisão de nossa política e do programa de controle da infestação dos Aedes visando impedir a ocorrência de epidemias por arbovírus.

[Leia Mais] |

pupa1_genilton_280308

Zika vírus: Que caminhos tomar para controlar a epidemia e como lidar com suas consequências?

Por Informe ENSP

04/02/16 | 15:02

Muitas são as opiniões a respeito da epidemia de microcefalia e das doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti, principalmente após a OMS declarar emergência mundial por microcefalia. Maiores ainda são as associações que vêm surgindo como consequências desse grave surto. Pesquisadores, instituições científicas e o governo correm contra o tempo em busca de soluções e estratégias eficientes para seu enfrentamento. No entanto, o que ficará quando a crise passar? Quem sofrerá suas consequências?

[Leia Mais] |

A evidência científica por si só é o suficiente para colocar políticas de equidade em saúde na agenda política?

Por Gabriela Lamarca e Mario Vettore

29/01/16 | 15:01

As iniquidades sociais em saúde contribuem substancialmente para criar e perpetuar as desigualdades na distribuição de doenças e agravos à saúde entre os grupos populacionais. As políticas públicas devem ser elaboradas para reduzir o impacto das disparidades sociais e econômicas sobre os grupos em desvantagem social. Apesar de essas premissas serem amplamente reconhecidas, muito pouco tem sido observado em relação à adoção de políticas públicas saudáveis visando à redução das iniquidades sociais em saúde.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes