Destaques

Número de ciclistas acidentados no trânsito ultrapassa 10% do total de atendidos em emergência no país

Por Informe Ensp

12/01/17 | 18:01

São aproximadamente 48 milhões de bicicletas, ficando o Brasil atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos da América, Japão e Alemanha. As bicicletas dividem com o modo pedestre a maioria dos deslocamentos normais de 90% do total de municípios brasileiros. Apesar dessa realidade, a infraestrutura necessária para o uso das bicicletas no país não está disponível em todos os locais. Poucos estudos, porém, abordam a temática envolvendo os acidentes com ciclistas, bem como os fatores que colaboram ou evitam essa ocorrência. Menos ainda se sabe sobre acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, apesar de serem frequentes em vários países, causando mortes e incapacidades, principalmente em crianças e adultos jovens. Sobre o tema, os pesquisadores da ENSP Carlos Augusto Moreira de Sousa e Patrícia Constantino; e Camila Alves Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, produziram o artigo Análise dos fatores associados aos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas atendidos nas capitais brasileiras.

[Leia Mais] |

objetivos

O monitoramento dos ODS no Rio e a Agenda 2030: jornada rumo às Cidades Sustentáveis

Por Henrique Silveira, Vitor Mihessen e Igor Pantoja

03/01/17 | 16:01

Tão importante quanto reconhecer e defender a manutenção desses avanços no país, é ter clareza do muito que ainda temos por avançar. E os ODS podem ser uma ótima oportunidade para motivar e impulsionar uma agenda global em direção ao desenvolvimento sustentável, à transição para uma economia de baixo carbono, à preparação para as mudanças climáticas, à promoção da igualdade de gênero, à superação da pobreza e da miséria, à proteção da biodiversidade, entre outros objetivos apontados na carta global. O planeta já vem dando sinais de que não suporta o atual modelo de desenvolvimento e que a humanidade precisa mudar de comportamento. O século XXI deve ser o século da sustentabilidade e precisamos dar passos rápidos nessa direção. Nesse contexto, o Brasil pode assumir protagonismo, assim como fez com os ODM nos últimos 15 anos. Dentre os 17 ODS, queremos nesse artigo destacar o de número 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

[Leia Mais] |

9

Fiocruz sedia evento internacional sobre a Agenda 2030

Por André Costa (CCS)

22/12/16 | 13:12

Adotada há pouco mais de um ano por mais de 200 países, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um documento cuja implementação pode assumir diferentes configurações, estando sujeita a uma variedade muito grande de interesses e de determinantes. Os primeiros anos da Agenda são fundamentais para que seu propósito geral de um desenvolvimento equitativo, inclusivo e democrático seja alcançado, e a Fiocruz, assim como outros órgãos de pesquisa, tem papel fundamental para o cumprimento desta missão, tanto no âmbito nacional, quanto regional, quanto internacional. Foram essas algumas das considerações do evento que a Fundação, em conjunto com o Programa de Saúde Global do Instituto de Pós-Graduação para Estudos Internacionais e do Desenvolvimento de Genebra e com o Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (CRDI), promoveu nos dias 7 e 8 de novembro, o Segundo Encontro de Think Tanks e Instituições Acadêmicas de Políticas de Saúde Global.

[Leia Mais] |