Destaques

Estudo avalia anticorpos para o diagnóstico de tuberculose

Por Fiocruz Bahia

17/10/18 | 15:10

Estima-se que, por ano, a infecção por tuberculose (assintomática) acometa um terço da população mundial e a doença leve a óbito cerca de 2 milhões de pessoas. O diagnóstico precoce e tratamento adequado para tuberculose pulmonar são considerados essenciais para a redução da transmissão do Mycobacterium tuberculosis, bactéria que causa a doença. O desenvolvimento de uma reação em cadeia da polimerase, que possibilita ampliar repetidamente um segmento específico de DNA do bacilo em tempo real, tem sido o avanço mais importante no diagnóstico de tuberculose nos últimos anos. No entanto, a necessidade de infraestrutura de laboratório sofisticado e técnicos qualificados continua a ser uma grande barreira para a introdução do teste em países de baixa e média renda.

[Leia Mais] |

Sem título

Dia Mundial da Alimentação: nossas ações são o nosso futuro

Por José Graziano da Silva - Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

17/10/18 | 15:10

Há apenas três anos, em setembro de 2015, todos os Estados-Membros das Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Líderes de todo o mundo consideraram a erradicação da fome e de todas as formas de desnutrição (ODS 2) como uma medida fundamental para um mundo mais seguro, mais justo e mais pacífico. Paradoxalmente, a fome não parou de crescer desde então. Segundo as últimas estimativas, o número de pessoas subnutridas aumentou em 2017 pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado, 821 milhões de pessoas sofreram de fome (11% da população mundial – uma em cada nove pessoas no planeta), em sua maioria agricultores familiares que vivem em áreas rurais pobres na África Subsaariana e no sudeste da Ásia.

[Leia Mais] |

Sem título

Novo boletim avalia metas em saúde para 2030 no Brasil

Por Julia Dias

09/10/18 | 15:10

Criada em 2015, a Agenda 2030 é um conjunto de metas da ONU para o desenvolvimento sustentável. A saúde está presente, de forma transversal, em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas é tratada especificamente no Objetivo 3. As nove metas que compõe este ODS foram analisadas, a partir de séries históricas dos indicadores propostos para monitoramento, em novo boletim do Programa de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). De acordo com a publicação, “chama a atenção as persistentes desigualdades entre as Grandes Regiões, ainda que as diferenças tenham, em geral, diminuído nos últimos anos”.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes