Destaques

vacina_justica_epsjv_interna

Vacinação infantil abaixo da meta aumenta risco de novas epidemias

Por Faculdade de Medicina da UFMG

06/04/21 | 13:04

Enquanto o país vive a expectativa de mais doses de vacinas contra a covid-19, a imunização contra outras doenças já previstas no calendário segue abaixo da meta. Segundo dados do Ministério da Saúde, referentes a outubro de 2020, apenas 63,88% dos brasileiros se vacinaram contra a BCG (que protege contra formas graves da tuberculose) e 68,46%, contra o rotavírus humano (uma das principais causas de diarreia grave em lactentes e crianças jovens). A pasta ainda apontou que a maior cobertura vacinal de 2020 até a divulgação dos dados foi a Pneumocócica, com 71,98%. Se comparado ao ano anterior, houve uma diminuição de 16,61 pontos percentuais da vacinação. Em 2019, a meta não foi atingida e ficou na casa dos 80%.

[Leia Mais] |

close-up-of-future-mother (1)

Unicamp lidera estudo da OMS no Brasil sobre impacto da covid-19 na gestação

Por Juliana Franco – Jornal da Unicamp

19/03/21 | 16:03

Um grupo de professores e pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que lidera a partir do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp uma rede brasileira de estudos em Saúde Reprodutiva e Perinatal, vai coordenar um estudo simultâneo em várias maternidades do país sobre os impactos da Covid-19 na gestação, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do Brasil, pelo menos outros seis países vão participar da pesquisa: Argentina, Chile, Índia, Bangladesh, Irã e Quênia. Desde o início da pandemia, os pesquisadores dessa rede – que existe há mais de 12 anos e reúne quase 30 maternidades de todo o país, a maior parte delas ligada a universidades.

[Leia Mais] |

Sem-título-1

Ação Urgente é necessária para fazer frente à enorme crise da Educação na América Latina e no Caribe

Por Banco Mundial

19/03/21 | 15:03

A esteira da pandemia da COVID-19, a região da América Latina e do Caribe está vivenciando uma crise sem precedentes na área da educação que requer ação imediata para mitigar e reverter as perdas de aprendizagem, segundo novo relatório do Banco Mundial. Segundo dados de fevereiro de 2021, devido ao fechamento massivo de escolas, cerca de 120 milhões de crianças em idade escolar já haviam perdido ou corriam o risco de perder um ano letivo completo de educação presencial, com graves impactos educacionais, de acordo com o relatório “Agir agora para proteger o capital humano de nossas crianças: Os custos e a Resposta ao Impacto da pandemia da COVID- no Setor de Educação na América Latina e no Caribe”.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes