Destaques

Foto: Rafael Martins. *Foto de período anterior à pandemia do novo coronavírus.

Profundas fissuras sociais colocam as pessoas e o planeta em risco de colisão, segundo relatório do PNUD

Por PNUD Brasil

15/12/20 | 22:12

A edição do 30º aniversário do Relatório de Desenvolvimento Humano, “A Próxima Fronteira: Desenvolvimento Humano e o Antropoceno”, considera que as pessoas e o planeta estão entrando em uma era geológica inteiramente nova, o Antropoceno ou era dos humanos. Nesse contexto, afirmam os autores, é chegado o momento de todos os países, ricos e pobres, redesenharem suas trajetórias de progresso, assumindo plenamente as tensões que estamos exercendo sobre a Terra e desmontando os enormes desequilíbrios de poder e de oportunidades que impedem a mudança. O relatório apresenta uma variante experimental do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao ajustar o IDH, que mede a saúde, a educação e o padrão de vida dos países, para incorporar dois outros elementos — emissões de dióxido de carbono e pegada material dos países.

[Leia Mais] |

Foto: UNICEF/UN0359848/Schverdfinger

Covid-19: mais de 97% dos estudantes ainda estão fora das salas de aula na América Latina e no Caribe  

Por Por UNICEF

01/12/20 | 21:12

Mais de sete meses depois de declarada a pandemia, a Covid-19 continua colocando em pausa a educação de mais de 137 milhões de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe. Isso de acordo com um novo relatório do UNICEF sobre os impactos devastadores da Covid-19 na educação. Desde o início da pandemia, as crianças e os adolescentes da América Latina e do Caribe já perderam em média quatro vezes mais dias letivos (174) em comparação com o resto do mundo. Em uma região com mais de 11 milhões de casos de Covid-19 até o momento, milhões de estudantes correm o risco de perder um ano letivo inteiro. Enquanto as escolas estão gradualmente reabrindo em várias partes do mundo, a grande maioria das salas de aula ainda está fechada em toda esta região.

[Leia Mais] |

6

Impulsionado pelas mulheres, consumo de álcool cresce entre brasileiros em 2019

Por Publicado em Agência IBGE Notícias, Caio Belandi

18/11/20 | 13:11

Os brasileiros estão consumindo mais bebidas alcoólicas. Ou melhor, as brasileiras: 17% das mulheres adultas afirmaram ter bebido uma vez ou mais por semana em 2019. O índice é 4,1 pontos percentuais maior do que era em 2013 (12,9%). Puxado por esse aumento entre as mulheres, 26,4% da população adulta afirmou ter bebido semanalmente em 2019 contra 23,9% em 2013. Esse é um dos resultados apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada hoje (18) pelo IBGE, em convênio com o Ministério da Saúde, com dados sobre a percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal. Entre os homens, a variação não foi tão significativa: 36,3% para 37,1%, entre 2013 e 2019.

[Leia Mais] |

Comentários Recentes